Bichos meus

domingo, outubro 21, 2007

Verão, muita pulga, carrapato e sarna...

Não custa saber....

NOME COMUM: Ácaro-da-Sarna
NOME CIENTÍFICO: Sarcoptes scabiei
FILO: Arthropoda
CLASSE: Arachnida
ORDEM: Acarina
SUBORDEM: Sarcoptiformes
FAMÍLIA: Sarcoptidae
TAMANHO: 0.24 mm


Os ácaros-da-sarna são pequeno aracnídeos parasitas do homem e dos animais como cães, gatos, carneiros, cabras e aves. São responsáveis pela transmissão da sarna. A última grande epidemia dessa moléstia de pele ocorreu durante a campanha do Pacífico, na Segunda Guerra Mundial, nos anos 40. As vítimas foram milhares de soldados e refugiados, que não tinham outro remédio senão se coçar até sangrar.

O ácaro-da-sarna é uma aranha menor que uma cabeça de alfinete. O parasita é a fêmea. Dpois de fecundada, ela cava sob a pele da vítima um túnel estrito, em cuja extremidade pões seus ovos. Desses ovos emergem larvas de seis patas, que passam a viver sobre a pele inchada da vítima. Depois de várias metamorfoses, as larvas transformam-se em ninfas de oito patas e, finalmente, em ácaro. Este parasita desagradável foi identificado em 1834 por Renucci, um estudante da Córcega.

SARNA

As sarnas são patologias cutâneas e algumas delas são zoonoses (ou seja, podem ser transmitidas dos animais de estimação como cão e gato para os seres humanos.).

As mais conhecidas, no mundo veterinário, são a sarna demodécica ("sarna negra", causada pelo ácaro Demodex canis) e a sarna sarcóptica, ou também conhecida como "escabiose" (causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei).

A demodécica não é considerada uma zoonose.

Geralmente passa da cadela para os filhotes, por isso é muito importante retirar machos/fêmeas portadores da demodécica da reprodução.

As lesões podem ser locais ou generalizadas. A forma generalizada normalmente ocorre em cães idosos com doenças sistêmicas ou após tratamento com drogas imunossupressoras.

A sarna sacóptica, ou escabiose, é uma zoonose além de poder ser transmitida entre os humanos infectados.

É altamente pruriginosa , ou seja , a coceira é intensa. As lesões incluem: eritema, crostas hemorrágicas e escoriações. Há alopecia. O diagnóstico é igual ao da demodécica porém em casos de suspeita de escabiose em animais, realiza-se o teste do reflexo otopedal, se positivo confirma-se escabiose. .

[Fonte: http://www.saudeanimal.com.br ]

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial