Bichos meus

quinta-feira, janeiro 01, 2009

Ano Novo... e suas crenças

As crenças são as mais variadas no mundo todo.
Os brasileiros - povo religioso mas que não deixa de ser supersticioso - possuem uma série de ritos que têm a função de ajudar a concretizar sonhos e desejos no ano que se anuncia. Eles podem ser desde a utilização de uma peça de roupa escolhida especialmente para a ocasião até uma boa pratada de lentilhas, passando por patuás com sementes de frutos como romãs. A lista é grande e típica de um país que é uma grande mistura de culturas e crendices.
Os chineses são um povo que acredita muito na força das plantas e dos animais. Por isso, seus anos são representados por bichos, doze ao todo. Então, 2009 será o ano do boi, período que promete ser de trabalho duro e de colocar a casa em ordem, em que o sucesso só será possível mediante esforços rigorosos. Tal característica tem a ver com o bovino, considerado paciente, disciplinado, responsável e, principalmente, trabalhador com perseverança e determinação.
Na Escócia, um dos costumes associados ao Ano Novo é ser a primeira pessoa a pisar a propriedade do vizinho. Outro é dar presentes simbólicos como biscoitos.
Na Dinamarca, com uma ceia à mesa feita á base de peixes e batatas, as pessoas sobem em cadeiras quando o relógio marca meia noite. Depois, pulam para o ano novo e brindam.
Na Espanha, exatamente à meia-noite, as pessoas comem doze uvas, uma a cada badalada do relógio da Puerta del Sol, localizada na Capital, Madrid.
Na Áustria, existe o hábito de jogar chumbo derretido na água à zero hora do dia 1º de janeiro. As figuras que surgem quando o chumbo esfria são guardadas pelas pessoas como um amuleto para a realização dos pedidos feitos na passagem do ano.
Em Portugal, diz-se que o tradicional é sair à janela de casa e bater panelas para festejar a chegada do Ano Novo.
No Vietnã, o novo ano só começa em fevereiro e eles costumam ir à igreja, depois se vestem com as cores tradicionais daquele país, comem um bolo especial, feito com arroz, feijão e carne de porco, e distribuem envelopes com dinheiro para as crianças.
No Oriente Médio, milhões de pessoas iniciam em dezembro a peregrinação a Meca (Arábia Saudita). Os fiéis inclusive tem o chamado Dia da Reflexão, quando se dedicam a meditar e orar.
Bem-vindo 2009! Com crença ou sem crença, seguimos avante., com fé em Deus, paz, e trabalho.
E continuemos sonhando, sem esquecer de ser feliz.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial