Bichos meus

domingo, outubro 30, 2011

Brasil é campeão em reciclagem de latinhas

O Brasil lidera ranking mundial em reciclagem de latas de alumínio: em 2010, 97,6% das latas vendidas foram reutilizadas.

O índice brasileiro, segundo a Abal (Associação Brasileira do Alumínio), superou os do Japão, da Argentina, da média europeia e dos Estados Unidos; respectivamente.
"Desde 2001 estamos com índices superiores a 90%, o que mostra que não se trata de uma flutuação. É um índice consistente", afirmou Renault Costa, presidente da Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade).


Em 2010, os brasileiros reutilizaram 97,6% das latas vendidas;
índice é maior do que muitos países desenvolvidos.

Entre 2009 e 2010, houve crescimento de 21% no volume das reciclagens, de cerca de 198,8 mil toneladas para 239,1 mil toneladas --o que equivale a 17,7 bilhões de latas.

Anualmente, consome-se no Brasil, em média, 91 latinhas por pessoa.

A indústria de reciclagem de embalagens de alumínio movimenta aproximadamente R$ 1,8 bilhão - 
R$ 555 milhões só em em coleta-- e gera cerca de 3.800 empregos.

Os representantes do setor informaram que, para que tal índice seja sustentado, é necessário que a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), de 2010, alinhe as políticas estaduais e municipais sobre a reciclagem de embalagens de alumínio, estimule o mercado de resíduos por meio do fortalecimento e do aperfeiçoamento de cooperativas e fomente a reciclagem por meio de desoneração tributária.

O presidente da Abralatas, Renaut Costa, ainda afirmou que o poder público não deve interferir no setor. Ao contrário, deve reconhecer a eficiência dos sistemas de reciclagem existentes e estimulá-los.
____________________________________________________________________________

Por outro lado não foi dito que o grande "herói" desta cadeia é o brasileiro pobre, muito pobre, a maioria com baixíssima escolaridade ( ou quase nenhuma), que sem alternativa de emprego formal, vive na rua, como mordor de rua, ou então nos guetos miseráveis deste país. O catador de latinhas, na sua invisibilidade social, dá ao país o mérito de maior reciclador de alumínio. Palmas, muitas palmas, ao CATADOR DE LATINHAS Brasileiro. Sem ele as latinhas certamente estariam nos lixões a céu aberto tão comuns nessa terra abençoada por Deus....e saqueda por muitos.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial