Bichos meus

quinta-feira, agosto 20, 2009

Um símbolo perdido

A serenidade com que Marina Silva se despediu do PT deve ser o que dói mais nos antigos companheiros de militância. Nem de longe a saída lembrou o rompimento de Heloísa Helena e Luciana Genro, rejeitadas por não aceitarem as concessões que o governo Lula considerava imperioso fazer para governar. Heloísa Helena saiu vociferando contra o PT, fundou o PSOL e não parou mais. Marina, como na música de Ivan Lins, foi saindo com palavras tão leves/ de uma forma tão branda/ de quem partiu alegre.

A moça da floresta, companheira de Chico Mendes, ministra do Meio Ambiente de Lula por seis anos, personagem conhecida entre ambientalistas do mundo inteiro pela defesa da Amazônia, vinha saindo do PT desde que deixou o governo, “de uma forma sincera, definitivamente”.
Saiu porque o PT mudou e suas ideias perderam espaço.Saiu porque identificou no Partido Verde um endereço mais confortável para fazer política sem se preocupar com a acusação de ser a tranca-rua do desenvolvimento.

O PV convidou Marina para ser sua candidata a presidente
— e ela não consegue esconder que está atraída pela oportunidade. Vai enfrentar a ministra Dilma Rousseff, com quem teve embates memoráveis no governo, e, provavelmente, a antiga companheira Heloísa Helena. Com tantas mulheres saídas do mesmo ventre disputando votos em 2010, os tucanos comemoram. Não é de José Serra ou de Aécio Neves que Marina tira votos. Mesmo que sua candidatura seja limitada pelo discurso de uma nota só e pela falta de estrutura do PV, só quem tem a perder com Marina em outro palanque é o PT.

Faltando pouco mais de um ano para a eleição,
Marina é o fato novo no cenário de 2010, marcado pela descrença dos eleitores nos políticos. Não tem perfil para encantar multidões, como Lula, nem jogo de cintura para o jogo pesado de uma campanha presidencial. Dilma também não. A vantagem da ministra-chefe da Casa Civil é, mais do que a imagem de gestora, o apoio do presidente Lula, o cabo eleitoral que qualquer candidato gostaria de ter.

Jornalista Rosane de Oliveira/Zero Hora 20/08/09

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial