Bichos meus

segunda-feira, agosto 10, 2009

Sun Tzu (544 – 496 A.C.)

É considerado um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos, é o autor de A arte da guerra (兵法), famoso livro chinês sobre tácticas militares, traduzido ao idioma português por Caio Fernando Abreu e Miriam Paglia. Sun Tzu também foi um dos primeiros realistas no campo das ciências políticas. A única fonte que sobreviveu até aos nossos dias sobre a vida de Sun Tzu escrita no século II a.C. pelo historiador Ssu-ma Ch'ien, que o descreve como tendo sido um general que viveu no estado de Wu no século VI a.C.. No entanto a biografia não é coerente com outras fontes sobre o período, e tudo leva a crer que o livro teria sido escrito entre 400 a.C. e 320 a.C

Não existe uma biografia linear de Sun Tzu, com início, meio e fim. O que existe são concisas narrações de alguns fatos de sua vida.

Apesar das especulações sobre a sua vida e existência, a sua obra A arte da guerraé considerada de grande importância nos escritos militares e estratégicos de toda a história da humanidade. Segundo os especialistas, apenas Carl von Clausewitz se pode comparar, emboraA Arte da guerra seja mais acessível à leitura. Mais do que um livro militar, A Arte da Guerra é considerado um livro filosófico.


Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo,não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo,para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo,perderá todas as batalhas.

A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.

As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas.

Se o inimigo deixa uma porta aberta, precipitemo-nos por ela.

O verdadeiro método, quando se tem homens sob as nossas ordens, consiste em utilizar o avaro e o tolo, o sábio e o corajoso, e em dar a cada um a responsabilidade adequada.

Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as antes que elas surjam. Aquele que se ultrapassa a vencer os inimigos triunfa antes que as suas ameaças se concretizem.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial