Bichos meus

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Por que Porto Alegre comemora o dia de Nossa Senhora dos Navegantes?

Ela é popular em Porto Alegre, reconhecida por bençãos e curas. A data dela, 2 de fevereiro, é feriado municipal. Pode parecer, mas Nossa Senhora dos Navegantes não é a padroeira da Capital dos gaúchos.

A devoção à santa é uma herança lusitana. A fé foi transmitida aos gaúchos pelos navegadores portugueses, que consideram Maria, mãe de Jesus, como a santa protetora dos mares. Em Porto Alegre, cidade de colonização açoriana, os imigrantes encomendaram ao escultor João Alfonso Lapa, que vivia em Portugal, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes.

A obra chegou a Capital gaúcha em 1871. Em 1875, foi concedida a licença para a construção da capela de Nossa Senhora dos Navegantes em um terreno doado. No local, seria o futuro bairro de Navegantes. A primeira procissão ocorreu no dia 2 de fevereiro daquele ano. Ao amanhecer, por terra. À tarde, pelo rio. A imagem foi levada da igreja de Nossa Senhora do Rosário à capela do Menino Deus, onde permaneceu até a inauguração do santuário, em 1876.

Um incêndio atingiu a paróquia em 1910 e destruiu a imagem trazida de Portugal. A reconstrução da igreja foi feita pelos devotos, e uma nova estátua foi encomendada ao mesmo escultor. A reinauguração ocorreu em 1913. O local até hoje recebe a festa de Navegantes.

Em tempo: a padroeira de Porto Alegre é Nossa Senhora Mãe de Deus.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial