Bichos meus

domingo, maio 03, 2009

Gripe do México, não do porquinho

Influenza A (H1N1) maio 2009
Conselhos de uma infectologista:
1. Essa máscara é só parcialmente eficaz. A máscara que realmente funciona é um pouquinho mais grossa e tem um filtro. Porém ainda não sabemos o quanto esse vírus é veiculado de pessoa a pessoa.

2. Não adianta nada usar máscara se o caboclo não lavar as mãos.
Essa sim é a grande via de contaminação. Então vamos lembrar o que diziam nossas amadas mães: após pegar qualquer coisa de uso comum devemos lavar as mãos e antes disso não devemos colocar nossas mãozinhas sujas nos olhos e menos ainda no nariz ou boca.

3. Tamiflu e Relenza sao medicamentos ótimos, mas, como todo medicamento, tem contraindicação e não deve ser tomado sem recomendação e acompanhamento médico.
4. Vacinar para gripe comum não adianta nada. A vacina é ótima para os idosos para prevenir a Influenza nossa de todo ano. Mas não a influenza que está causando a “gripe suína” - apesar de não ter nenhum suíno doente.
5. Comer carne de porco não causa a doença - diferente da gripe aviária da Ásia, que era causada pela transmissão da ave ainda não preparada para os humanos. Isso sim justificava o não consumo para evitar a manipulação e justificava a erradicação de criações.
6. A doenca vai chegar aqui. A questão não é se, mas quando. Os especialistas avaliam que no máximo em dois meses. O maior problema é que será inverno, época que ficamos mais em locais fechados.
7. Alguns laboratórios dizem que em no máximo 6 meses teremos uma vacina.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial